Doação pela Declaração do Imposto de Renda

Se você tem o interesse de contribuir  com o trabalho desenvolvido com nossas crianças e adolescentes, nós vamos te ensinar  o PASSO a PASSO para doação diretamente na Declaração do Imposto de Renda.

 1º PASSO

No programa de Declaração de Ajuste Anual IRPF 2019, após concluir o preenchimento da sua declaração, clicar na aba:

-> “RESUMO DA DECLARAÇÃO-DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO –ECA”, ->“NOVO”, -> selecionará o tipo de Fundo “MUNICIPAL”, -> UF “AMAZONAS–Manaus”->  Município “Manaus -01.153.631/0001-03 -> verificar o “VALOR DISPONÍVEL PARA DOAÇÃO” ao FMDCA Manaus, preencha o campo “VALOR” observando o limite disponível -> OK;

 2º PASSO

Na aba RESUMO DA DECLARAÇÃO – CÁLCULO DO IMPOSTO, para verificar o valor que será destinado ao FMDCA/Manaus campo “DEDUÇÃO DE INCENTIVO” e o valor do imposto a ser pago;

 3º PASSO

Entrar na aba “IMPRIMIR -> DARF –DOAÇÕES DIRETAMENTENTE NA DECLARAÇÃO –ECA” gerar a guia com o valor correspondente e efetuar o pagamento até o último dia permitido para efetuar a Declaração do Imposto de Renda.

 

Mais Informações:

O Valor da doação ao FMDCA/Manaus, respeitados os limites legais, é deduzido do Imposto de Renda apurado na Declaração Anual, ou seja, não há aumento do Imposto de Renda. A importância doada ao FMDCA/ Manaus  é DEDUZIDA do Imposto de Renda a pagar, ou ACRESCIDA ao Imposto de Renda a restituir.

Existe “vantagem” em fazer a destinação ao FMDCA/Manaus ?

Frequentemente as  pessoas reclamam que impostos são mal administrados ou são aplicados em finalidades diferentes das que interessam à população. Com a destinação ao FMDCA Manaus, o dinheiro permanece no Município de Manaus e a pessoa doadora pode verificar “IN LOCO” nos projetos sociais financiados das Instituições cadastradas no CMDCA/ Manaus, a  aplicação desses recursos.

Como deve ser feito a comprovação da destinação à Receita Federal ?

As doações efetuadas ao FMDCA/ Manaus devem ser comprovadas mediantes recibos emitido pelo  CMDCA. Esses recibos devem ser conservados pelo  contribuinte para eventual comprovação junto à Secretaria da Receita Federal.

As doações pedem ser efetuadas diretamente a entidades não governamentais, que prestam atendimento à crianças e/ou adolescentes?

Caso as doações sejam efetuadas diretamente às entidades beneficentes não podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Para serem dedutíveis, as doações devem ser depositadas na conta do FMDCA/Manaus, cujos recursos são repassados às entidades habilitadas e com projetos aprovados pelo CMDCA/Manaus.