Doação pela Declaração do Imposto de Renda

PASSO A PASSO PARA DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

 1º PASSO

No programa de Declaração de Ajuste Anual IRPF 2017, após concluir o preenchimento da sua declaração, clicar na aba:

-> “RESUMO DA DECLARAÇÃO-DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO –ECA”,              ->“NOVO”, -> selecionará o tipo de Fundo “MUNICIPAL”, -> UF “AMAZONAS–Manaus”->  Município “Manaus -01.153.631/0001-03 -> verificar o “VALOR DISPONÍVEL PARA DOAÇÃO” ao FMDCA Manaus, preencha o campo “VALOR” observando o limite disponível -> OK;

 2º PASSO

Na aba RESUMO DA DECLARAÇÃO – CÁLCULO DO IMPOSTO, para verificar o valor que será destinado ao FMDCA Manaus campo “DEDUÇÃO DE INCENTIVO” e o valor do imposto a ser pago;

 3º PASSO

Entrar na aba “IMPRIMIR -> DARF –DOAÇÕES DIRETAMENTENTE NA DECLARAÇÃO –ECA” gerar a guia com o valor correspondente e efetuar o pagamento até o último dia permitido para efetuar a Declaração do Imposto de Renda.

Melhores Informações: 

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Manaus

Contatos – (92) 3214.5084     E-mail: cmdca. manaus@pmm.am.gov.br

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA Manaus

Contatos – (92) 3215.2663     E-mail:  semasdh.fmdca@pmm.am.gov.br

2) De que forma a doação é deduzida do imposto de renda?

O valor da doação ao FMDCA Manaus, respeitados os limites legais, é deduzido do Imposto de Renda apurado na Declaração Anual, ou seja, não há aumento do Imposto de Renda. A importância doada ao FMDCA Manaus é DEDUZIDA do Imposto de Renda a pagar, ou ACRESCIDA ao Imposto de Renda a restituir.

Maiores informações acesse o Site: http://www.tributoacidadania.org.br/.

3) Existe “vantagem” em fazer a destinação ao FMDCA Manaus?

Frequentemente as pessoas reclamam que impostos são mal administrados ou são aplicados em finalidades diferentes das que interessam à população. Com a destinação ao FMDCA Manaus , o dinheiro permanece no Município de Manaus e a pessoa doadora pode verificar  “in loco” , nos projetos sociais financiados das Instituições cadastradas no CMDCA Manaus, a aplicação desses recursos.

4) Como deve ser feita a comprovação da destinação à Receita Federal? 

As doações efetuadas ao FMDCA Manaus devem ser comprovadas mediante recibos emitidos pelo CMDCA. Esses recibos devem ser conservados pelo contribuinte para eventual comprovação junto à Secretaria da Receita Federal. 

5) As doações podem ser efetuadas diretamente a entidades não governamentais, que prestam atendimento à crianças e/ou adolescentes? 

Caso as doações sejam efetuadas diretamente às entidades beneficentes não podem ser deduzidas do Imposto de Renda. Para serem dedutíveis, as doações devem ser depositadas na conta do FMDCA Manaus, cujos recursos são repassados  às entidades habilitadas e com projetos aprovados pelo CMDCA Manaus.